Expressão Motora

     A Educação Física, no 1º Ciclo do Ensino Básico, é designada por Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM).

     É uma disciplina fundamental para o desenvolvimento global da criança em particular na aquisição de destrezas motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida activa e participativa e está em grande parte dependente das aprendizagens que se são proporcionadas pela escola do 1° Ciclo, instituição escolar que tem indubitavelmente uma enorme responsabilidade no desenvolvimento da criança. Pois, não só a criança passa grande parte do seu tempo (da sua vida) na escola, como também se tornou o factor de garantia de grande parte das aprendizagens fundamentais para a vida em sociedade.

     A Expressão Motora no 1° CEB dos nossos dias desempenha uma dupla função: a de “meio” e a de “fim“, pois nos pressupostos dos programas é evidenciado o papel das actividades físicas na Expressão Motora como um “meio“, porque cada uma das actividades oferece possibilidades de a criança adquirir novas competências, novas maneiras de ser, de se descobrir e de encontrar vias de relação e de síntese de diferentes conhecimentos e interesses, e como “fim“, porque cada actividade é uma matéria de ensino (tem um objecto específico), a qual deve ser aprendida dentro da sua especificidade.

     Resumidamente pode-se dizer que Expressão Motora é um meio de educação que utiliza o movimento como “material pedagógico” de uma forma metódica e progressiva desde a infância até à idade adulta, visando organizar e melhorar o comportamento motor, psíquico e social da criança, contribuindo assim para a sua educação.

 Paula Guelho

 

 

A Expressão Motora e as Necessidades Educativas Especiais

      A Expressão Motora é uma área que promove o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos no domínio das actividades físicas, uma vez que inclui experiências no domínio das diferentes actividades físicas, jogos, ginástica, atletismo, danças, actividades de exploração da natureza.

     É também um processo inclusivo em que ninguém é excluído, nem por dificuldades ou falta de aptidão, nem por qualquer outro tipo de exigências. Neste aspecto a Expressão Motora no currículo escolar pode servir para complementar, e até compensar, a formação das crianças com Necessidades Educativas Especiais de forma a contribuir para um desenvolvimento físico e mental mais harmonioso (trabalhando a atenção, coordenação, imaginação, comunicação, conhecimento do corpo, etc.).

Paula Guelho

 

Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro.
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
 
                                        E, nunca saciado,
                                        Vai colhendo
                                        Ilusões sucessivas no pomar
                                        E vendo
                                        Acordado,
                                        O logro da aventura.
                                        És homem, não te esqueças!
                                        Só é tua a loucura
                                        Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, Diário XIII

 

 

 

3 Responses to Expressão Motora

  1. Migue EF diz:

    Parabéns pelo Blog, encontrei por acaso mas já me foi útil,continuem…..

  2. Tarcisio diz:

    Expressão motora tem a haver com o forte desempenho de um indivíduo.

  3. Tarcisio diz:

    Expressão motora tem a haver com o forte e estímulo desenvolvimento de um indivíduo.

Deixe uma resposta para Migue EF Cancelar resposta