A Educação Física, no 1º Ciclo do Ensino Básico, é designada por Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM).
É uma disciplina fundamental para o desenvolvimento global da criança em particular na aquisição de destrezas motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida activa e participativa e está em grande parte dependente das aprendizagens que se são proporcionadas pela escola do 1° Ciclo, instituição escolar que tem indubitavelmente uma enorme responsabilidade no desenvolvimento da criança. Pois, não só a criança passa grande parte do seu tempo (da sua vida) na escola, como também se tornou o factor de garantia de grande parte das aprendizagens fundamentais para a vida em sociedade.
A Expressão Motora no 1° CEB dos nossos dias desempenha uma dupla função: a de “meio” e a de “fim“, pois nos pressupostos dos programas é evidenciado o papel das actividades físicas na Expressão Motora como um “meio“, porque cada uma das actividades oferece possibilidades de a criança adquirir novas competências, novas maneiras de ser, de se descobrir e de encontrar vias de relação e de síntese de diferentes conhecimentos e interesses, e como “fim“, porque cada actividade é uma matéria de ensino (tem um objecto específico), a qual deve ser aprendida dentro da sua especificidade.
Resumidamente pode-se dizer que Expressão Motora é um meio de educação que utiliza o movimento como “material pedagógico” de uma forma metódica e progressiva desde a infância até à idade adulta, visando organizar e melhorar o comportamento motor, psíquico e social da criança, contribuindo assim para a sua educação.
Paula Guelho
A Expressão Motora e as Necessidades Educativas Especiais
A Expressão Motora é uma área que promove o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos no domínio das actividades físicas, uma vez que inclui experiências no domínio das diferentes actividades físicas, jogos, ginástica, atletismo, danças, actividades de exploração da natureza.
É também um processo inclusivo em que ninguém é excluído, nem por dificuldades ou falta de aptidão, nem por qualquer outro tipo de exigências. Neste aspecto a Expressão Motora no currículo escolar pode servir para complementar, e até compensar, a formação das crianças com Necessidades Educativas Especiais de forma a contribuir para um desenvolvimento físico e mental mais harmonioso (trabalhando a atenção, coordenação, imaginação, comunicação, conhecimento do corpo, etc.).
Paula Guelho
Recomeça… Se puderes, Sem angústia e sem pressa. E os passos que deres, Nesse caminho duro Do futuro. Dá-os em liberdade. Enquanto não alcances Não descanses. De nenhum fruto queiras só metade. E, nunca saciado, Vai colhendo Ilusões sucessivas no pomar E vendo Acordado, O logro da aventura. És homem, não te esqueças! Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga, Diário XIII
Parabéns pelo Blog, encontrei por acaso mas já me foi útil,continuem…..
Expressão motora tem a haver com o forte desempenho de um indivíduo.
Expressão motora tem a haver com o forte e estímulo desenvolvimento de um indivíduo.