“Os Jogos de Expressão Dramática satisfazem amplamente todas as necessidades da criança e em especial as suas necessidades de expressão e de criação.”
(Alberto B. De Sousa)
Tendo como premissa que o corpo é o instrumento principal da comunicação, importa conhecê-lo, dominá-lo e expressá-lo. Neste sentido concorre a área de Expressão Dramática, que pelo seu carácter flexível e abrangente e, pela catadupa de actividades de cariz lúdico-didáctico que encerra, facilita e/ou promove a socialização, a integração, a percepção sensorial, a intuição, a actividade motora, a criação, a recriação, a comunicação e a expressão.
Nélinha Jardim
Num navio em busca de tesouros perdidos, galopando um veloz cavalo, ou rodopiando em ambientes palacianos, a criança é um pirata, o Zorro ou uma linda princesa. O seu poder de imaginação é de tal forma intenso, que ela, naquele momento, deixa de ser o Simão, o Rodrigo ou a Mariana, para incorporar livremente cada papel que habita no seu imaginário.
Nélinha Jardim
Desde a sua chegada ao mundo, a criança descobre o corpo e as suas possibilidades de acção e de exploração e, progressivamente, adquire uma expressão corporal estruturada.
A Expressão Dramática é uma prática que põe em acção a totalidade da Pessoa, favorecendo, através de actividades lúdicas, uma aprendizagem transversal (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética) e facilita o desenvolvimento holístico do indivíduo, promotor de vivências (re) construtivas de significações sociais. É, portanto, uma oportunidade singular, de aprofundamento e de incentivo à sua criatividade.
Nélinha Jardim
A Expressão Dramática é uma área que poderá trabalhar de diferentes formas com os seus alunos, de acordo com a intencionalidade da aprendizagem almejada.
Jogos de Imitação
“Imitações são representações simples de coisas, pessoas ou animais, que a criança executa naturalmente, quase sem sentir necessidade de qualquer motivação.”
(Alberto B. De Sousa in Jogos de Exploração Dramática)
Jogos de Imitação:
Jogos de Mímica
“Mímica significa imitar ou contar algo (usualmente o ar, gestos e maneiras de alguém), de uma maneira engraçada, utilizando apenas gestos, sem se recorrer ao uso da palavra.”
(Alberto B. De Sousa in Jogos de Exploração Dramática)
Jogos de Mímica:
Jogos de Comunicação Verbal e Não Verbal
“A utilização simultânea da dimensão verbal e gestual ganha aqui o seu pleno significado. Em interacção, as crianças irão desenvolvendo pequenas improvisações explorando, globalmente, as suas possibilidades expressivas e utilizando-as para comunicar.”
(Programa do Ministério da Educação para a Expressão e Educação Dramática)
Jogos de Comunicação Verbal e Não Verbal
– O meu corpo
– Ritmo da palavra
– Postal ilustrado
Jogos de Exploração do Corpo, da voz e dos Objectos
“Através de jogos de imaginação, todos do agrado das crianças, deverão ser vivenciadas diferentes formas e atitudes corporais assim como as maneiras pessoais de desenvolver um movimento (…). Para adquirir progressivamente o domínio do espaço, a criança precisa de utilizar, adaptar e recriar (…). A utilização e a transformação imaginária de um objecto são estímulos à capacidade de recriar ou inventar personagens e de desenvolver situações.”
(Programa do Ministério da Educação para a Expressão e Educação Dramática)
Jogos de exploração do corpo, da voz e dos objectos:
– Boneco desconjuntado
– Jogo do arame
– Forma, forma, formações…
– Locomoção
– Máquina humana
Jogo Dramático
“Jogos Dramáticos são jogos que permitem às crianças exteriorizar, pelo movimento e pela voz, os seus sentimentos profundos e as suas observações pessoais. Eles têm por objectivo aumentar e guiar os seus desejos e as suas possibilidades de expressão.”
(Léon Chancerel)
Jogos dramáticos:
– O circo
Dramatizações
“A dramatização constitui uma forma de linguagem, um meio de xpressão e um meio de comunicação que corresponde às características e necessidades das crianças.”
(Alberto B. De Sousa in Jogos de exploração Dramática)
Dramatizações:
Dramatização é algo contado por gestos e palavras (conto, história, poesia, etc.). Pode ser falado ou contado por uns e representado por outros ou falado e representado pelos mesmos, ao mesmo tempo ou não.
Neste campo são quase inesgotáveis os temas e os caminhos por onde se poderá enveredar. Aqui partilho algumas sugestões de trabalho:
Contos:
– “Ali Babá e os 40 Ladrões”
– “A Branca de Neve e os 7 Anões”
– “O Capuchinho Vermelho”
– “O Patinho Feio”
– “O Rei em Camisa”
– “História da Carochinha”
-“O Gato das Botas”
– etc.
Fábulas:
– A Cigarra e a Formiga
– A Raposa e a Cegonha
– Os 3 Porquinhos
– etc.
Lendas:
– “Lenda da Lagoa das 7 Cidades”
– “Lenda da Serra da Estrela”
– “A Padeira de Aljubarrota”
– “Lenda da Lagoa das Furnas”
– “A Princesa e o Pastor”
– etc.
Aventuras:
– “Cristóvão Colombo”
– “Zorro”
– “Tarzan”
– “Super-Homem”
– “Tartarugas Ninja”
– “Homem Aranha”
– “Sandokan”
– etc.
Poesia:
– Dramatizações, acompanhando a recitação de poesias.
Música:
– Dramatização de músicas, como por exemplo:
– Pedro e o Lobo, de Prokofieff
– O Mercado Persa, de Ketelbey
– Carnaval dos Animais, de Saint-Saens
– Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart
– etc.
Histórias inventadas pelos alunos:
– (…).
Fantoches:
Sombras Chinesas:
Os meus sinceros parabéns!!
Espero que continues a enviar propostas de actividades tão interessantes, porque a partilha de materiais enriquece-nos a todos. A componente lúdica é realmente importante para o desenvolvimento da criança.
Olá, senhora professora…
Fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho e, sobretudo, que os materiais partilhados lhe tenham interessado.
Um bem haja!
Nélinha Jardim
Cara colega…
Gostei muito do material que seleccionou. Os vídeos são muito esclarecedores.
A implementação destas actividades na sala de aula são muito importantes para trabalhar com todas as crianças, nomeadamente as que possuem maiores dificuldades de expressão e/ou de comunicação.
Cara amiga, colega e companheira de sala de aula é com muito gosto e apreço que tenho a maior honra em conhecer o teu trabalho. Desde já, felicito-te pelo empenho e esforço demonstrado e que muito frutífero será para as nossas práticas pedagógicas enquanto docentes.
Sei que neste momento não tem sido fácil conjugares as duas vertentes de profissional e de discente, mas é com muito orgulho que digo que o tens feito de uma forma exemplar e muito profissional, pois nunca deixaste de praticar o teu trabalho com entusiasmo e dedicação que sempre me deste a conhecer.
Fico à espera que continues a surpreender-me como sempre o fizeste até então.
Um big BIG abraço.
Olá
Continuem a realizar trabalhos fantásticos e úteis, pois são de uma grande ajuda. São trabalhos como estes que nós docentes precisamos para implementar nos nossos discentes tão necessitados.
Boa tarde. Neste momento encontro-me a estudar Educaçao Básica. Numa das aulas foi-me proposto criar uma actividade para crianças que envolve-se as 4 expressões: motora, plastica, dramatica e musical! Será que me poderiam dar algumas ideias! Obrigada*
Obrigada por esta partilha tão enriquecedora e tão util!
ESTE TEMA FOI ENREQUECEDOR PARA O MEU TRABALHO. ESTA DIVINAL ESTA PAGINA E SOBRE TUDO MUITO CRIATIVA. OBRIGADA PELA AJUDA E ESPERO VER NOVIDADES CÁ PARA PODER PARTILHAR COM OS MEUS COLEGAS. COMPRIMENTOS!!!